E agora, Karl Marx?

O Comunismo foi uma idéia perfeita que tiveram. E justamente por ser tão perfeita, nunca deixará de ser uma idéia, um sonho, uma utopia, para se tornar realidade. É com tristeza e decepção que digo isto. Seria maravilhoso viver em um mundo livre de desigualdades, aproveitando as coisas realmente boas da vida sem futilidades, consumismo, violência, corrupção, manipulação... E até mesmo sem governo. Mas o ser humano não é evoluído o suficiente para isso.

Quando Karl Marx e Friedrich Engels desenvolveram essa idéia, afirmavam que entre a sociedade capitalista e a comunista estaria o período revolucionário (também conhecido como socialismo). Depois da revolução, onde a classe trabalhadora tomaria o poder, devia-se instalar a “ditadura do proletariado”, com caráter provisório até que a sociedade atingisse sua “fase mais elevada”. Aí já não seria mais necessário um governo, pois tudo seria de todos (fiz um resuminho básico, ta gente?).

As tentativas de se instalar o socialismo, como podemos observar ao longo da história, não saíram como planejado. União Soviética (até 1991), China e Cuba são exemplos disso. É claro que cada caso é um, mas em geral o que vimos foram ditaduras bem rígidas e nada do “definhamento do estado” acontecer. Eles nunca saíram da fase da ditadura (que já não era mais do proletariado) e nunca atingiram o comunismo. Vários são os motivos para isso ocorrer, mas irei enumerar alguns:

1º_ A interferência dos países capitalistas, sobretudo dos Estados Unidos. Quando um país de auto-intitula socialista ou comunista está automaticamente se tornando inimigo deles. Convenhamos que não é nada fácil ser inimigo declarado da maior potência econômica do mundo. Que o diga a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que se definhou na Guerra Fria tentando competir com o poderio (bélico, nuclear, espacial, etc...) dos EUA. Que o diga Cuba que sofre até hoje as conseqüências de um bloqueio econômico absurdo (em breve postarei sobre Cuba e o bloqueio estadunidense, já estou preparando ^^).

2º_ Hoje, quando alguém defende o comunismo é chamado de doido, revoltado. Antes era ainda pior. Dizia-se que os comunistas tinham pacto com o demônio, que o vermelho do símbolo representava o inferno, que eram desordeiros, que comiam criancinhas (comer mesmo, de mastigar e digerir). Detalhe: isso era dito pelos representantes do governo e enfatizado pela Igreja (que era corrupta e vivia às custas do estado), que tinha muito mais influência do que tem hoje.
Na verdade o comunismo se baseia na justiça e na idéia que não faz sentido uns terem tanto e a maioria não ter em o básico para sobreviver.
Uma idéia totalmente distorcida pelos meios de comunicação que alienavam (e ainda alienam) as pessoas. Como dizia Hitler (um psicopata muito inteligente que marcou a história): “uma mentira dita várias vezes torna-se verdade.”

3º_ Depois da revolução e de instalar a ditadura, o que fazer para que ocorra o definhamento do estado? Boa pergunta... Eis um fato: “ser oposição é fácil, difícil é ser governo” (Lula). Quando se tem o poder é difícil se manter fiel aos ideais sem se corromper e sem deixar de pensar como proletário e passar a pensar como elite.

4º_ O ser humano, definitivamente, não é perfeito. Nós não estamos imunes a sermos corrompidos pelo meio; somos individualistas, egoístas e ambiciosos (poucos são aqueles que mesmo tendo isso dentro de si conseguem ser mais humanos e pensar um pouco no outro, se indignando diante das injustiças; a esses poucos dá-se o nome de revolucionário). Além disso, temos uma forte tendência a sermos violentos se não tivermos nada que nos puna por isso. Se não existissem leis, estado e religião para mandar nas pessoas e impor valores (muitas vezes hipócritas, mas necessários) as pessoas agiriam por instinto, fariam o que quisessem e o mundo seria uma bagunça. Imagine uma cena dessas de filme quando uma cidade é saqueada: pessoas roubando na cara dura, invadindo residências, batendo e matando por nenhum motivo aparente, estuprando mulheres e crianças... O mundo seria assim se não houvesse um estado com leis para punir e as religiões para dizer que essas atitudes são erradas e levam o sujeito para o “inferno” (ou qualquer coisa semelhante).

O comunismo só existe no mundo das utopias. A idéia de paraíso é uma idéia comunista. O céu vai ser de todos, viveremos em paz, sem sofrimento, sem maldade, sem rivalidade... Mas nem o céu seria comunismo de fato, pois Deus continuaria sozinho no poder, como nas ditaduras terrestres... Viajei um pouco agora, mas voltando ao que interessa: uma sociedade com total IGUALDADE é impossível. Mas então, por que eu luto? Luto por JUSTIÇA, o que é bem diferente.
Qual a diferença entre igualdade e justiça? O que fazer para ter uma sociedade mais justa? Se o comunismo não funciona, devemos cruzar os braços para as catástrofes causadas pelo capitalismo? Bom, esse texto já está grande demais. As respostas para essas perguntas ficam para uma próxima postagem...
“Hasta la vitória, siempre!”

Comentários

  1. Meu camarada, foi com grande prazer que recebi seu comentário em meu blog, pois não duvido das suas boas intenções. Mas vc parece está, em minha opnião, equivocado em alguns pontos:

    1) O problema não estar nas ideias de Marx, mas sim nos seguidores dessas ideias.

    2) Vc parece acreditar que é preciso fazer alguma coisa para que o Estado definhe após a implantação do estado socialista; Mas, como pregava Marx, isso acontecerá naturalmente, pois o estado não existe onde não existe antagonismos de classe. O Estado não existiu sempre. Houve sociedades que passaram sem ele e que não tinham a menor noção de Estado nem de poder governamental. A um certo grau do desenvolvimento econômico, implicando necessariamente na divisão da sociedade em classes, o Estado tornou-se uma necessidade, em consequêcia dessa divisão.

    3)Os partidos comunistas trairam as ideias de Karl Marx sim, mas não por que as ideias dele são inviáveis, mas por que esses partidos são, hoje, dominados por burgueses, por ideias burguesas. Assim como, entre o fim do século 19 e o início do século 20, os partidos socialdemocratas trairam as ideias de Marx em favor das ideias burguesas. Veja bem, muitos dos partidos comunistas são financiados pela burguesia; isso sim é loucura.

    4) O movimento comunista deveria se limitar a esclarecer e liderar os trabalhadores, e não lutar pelo poder tentando conquistar o Estado burguês em vez de derrubalo.

    5) É Necessária a construção de um movimento internacional, como era a Liga dos Comunistas.Pois nesse ponto vc tem razão, com a interferência dos países capitalistas fica impossível o comunismo. Mas a culpa não é do comunismo, e sim do capitalismo que torna o mundo egoista.

    A inocêcia dos trabalhadores consiste no seguinte: a burguesia conseguiu o domíno político por meio de revoluções, mas os trabalhadores não compreendem que para se libertarem precisam fazer o mesmo.Cabe a nós esclarecer tudo a eles.
    As revoluções burguesas só conseguiram êxito por terem tido o apoio do povo.
    No marxismo não há utopia, pois ele nasceu justamente para combatela.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria tambem de dizer que mudei o link do meu blog para arquivosdomarxismo.blogspot.com

    Fiz isso porque mudei de ideia quanto ao papel que o blog deveria ter.

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo Ellen, igualdade é diferente sim de justiça e por isso acho que igualdade no mundo em que vivemos hoje é quase impossível, por vários motivos óbvios: como se alguém luta honestamente para conseguir algo logicamente ele não ai querer dividir tudo aquilo que ela conquistou com tanto esforço com os outros, e se avaliarmos num contexto geral a maioria das pessoas muito ricas ou milionárias encontram-se nessa situação por que "roubaram de alguém ou por que receberão heranças e essas heranças com certeza foram adquiridas de forma ilícita"( como disse uma vez o Edem), por esses motivos acho que a palavra mais certa pra se conseguir mudar o pensamento da Grande Massa é Justiça sim, lembrando quando se tem justiça em um sociedade às pessoas não precisam roubar pra conseguirem ter as suas coisas básicas, pois todos terão direito as coisas básicas sendo assim educação de qualidade(não essa que temos hoje), políticos menos corruptos,moradia, saneamento básico, acesso aos meios de comunicação e etc...
    Então com certeza se as pessoas tivessem o mínimo as coisas seriam totalmente diferente e o mínimo é a obrigação do governo de fazer e realizá-lo com êxito e sem corrupção.

    ResponderExcluir
  4. Direito de resposta ao companheiro Carlos:

    1) O problema realmente não está nas ideias de Marx, mas sim nos seguidores dessas idéias. Como eu disse, o Comunismo é uma idéia perfeita mas o ser humano não é evoluído o suficiente para isso.

    2)Como escreveu Rousseau em sua obra "Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens": "O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, disse isto é meu e encontrou pessoas sufucientesmente simples para respeitá-lo. Quantos crimes, guerras, assassinatos, misérias e horrores teria evitado à humanidade aquele que, arrancando as estacas desta cerca (...), tivesse gritado: Não escutem esse impostor pois os frutos são de todos e a terra é de ninguém." É verdade que nem sempre existiu estado e divisão de classes, mas também é verdade que apartir do momento que o homem começou a viver em sociedade isso começou a aparecer. Povos antigos como os Maias escravizavam e comercializavam pessoas de tribos mais fracas (mais tarde foi a vez dos espanhóis fazerem isso com eles). Por isso não acredito que a essa altura ainda seja possível voltar a viver sem estado.

    3)Se até os partidos comunistas trairam as ideias de Karl Marx e hoje são dominados por burgueses, mostra que tenho razão quando digo que o homem tem tendência em ser ambicioso e egoísta e o capitalismo é um sistema muito tentador para quem tem dinheiro e poder.

    4)Derrubá-lo para instituir a ditadura do proletariado? Mas como se, como você mesmo disse, traíram os ideais comunistas e foram corrompidos pelo capitalismo? Aí é que tá... por isso não acredito que o comunismo seja possível, pois o homem se corrompe...

    5)Quem sabe... talves essa liga até desse certo, mas provavelmente no meio dela teria gente interesseira e mal intencionada... Acho que se na época que o comunismo estava no alge ele não conseguiu emplacar, agora está ainda mais difícil pois as pessoas estão cada vez mais acostumadas e conformadas. E a mídia contribui para isso acontecer.

    "A inocêcia dos trabalhadores consiste no seguinte: a burguesia conseguiu o domíno político por meio de revoluções, mas os trabalhadores não compreendem que para se libertarem precisam fazer o mesmo.Cabe a nós esclarecer tudo a eles. As revoluções burguesas só conseguiram êxito por terem tido o apoio do povo." Concordo plenamente. Mas é muito difícil esclarecer tudo a eles pois a grande mídia trabalha juntamente com a alta burguesia para aliená-los cada vez mais. Mas nem por isso devemos desistir... Quantos a: "No marxismo não há utopia, pois ele nasceu justamente para combatela." É verdade que o marxismo nasceu para combater o socialismo utópico, mas hoje em dia ele se torna uma utopia sim. Acreditar que o homem possa voltar aos seus primórdios, acreditar que a sociedade capitalista possa aceitar assim um golpe comunista... As empresas e governos capitalistas são poderosos demais... Você é muito inteligente e tem conhecimento, mas falta uma coisa: realismo.

    ResponderExcluir
  5. viva o comunismo ...
    mas cara o comunismo só existe no papel ,pq os brasileiros ñ sabe oq fazer com o poder de escolha,eles querem q c foda o comunismo isso q irrita ,ele criticao quem quer igualdade e defende aqueles q acha q o comunismo é uma merda sabe q eu acho q os brasileiros nunca deveria sai da ditadura ,pq só assim eles iam luta contra a desigualdade, mas o bom que existe gente que ainda quer muda o mundo......

    ResponderExcluir
  6. Bom ..
    vamos por partes

    1. EU IRIA DEFENDER A ELLEN EM RELAÇÃO AOS ARGUMENTOS DE CARLOS EVERARDO...
    mas nao precisou pois ela fez isso mt bem...

    2. Ao ler a postagem eu pensei: ESSA MENINA APRENDEU DIREITINHO NAS AULAS DE HISTÓRIA. ME VI EM SEU TEXTO.

    3. COMENTARIOS SOBRE O TEXTO:

    3.1. Amei a definição de HITLER...

    3.2. Descobri que sou REVOLUCIONÁRIO!

    3.3
    O comunismo só existe no mundo das utopias. A idéia de paraíso é uma idéia comunista. O céu vai ser de todos, viveremos em paz, sem sofrimento, sem maldade, sem rivalidade... Mas nem o céu seria comunismo de fato, pois Deus continuaria sozinho no poder, como nas ditaduras terrestres...

    MARAVILHOSO ISSO! ADOREI....
    Quando vc “viaja” eu amo ler....

    ResponderExcluir
  7. carambaaaaaa..vcs nem sabem como me ajudaram..
    sempre odiei as aulas de história e acaso do destino ou sei lá o que, to me vendo tendo que montar um seminário com as ideias de karl marx no mundo de hoje...
    to montando slides, trabalho escrito pra professora, resumo pra turma, já li e reli a sua vida, obras...to dormindo, acordando e no intervalo ainda sonho com ele..
    mesmo assim ainda to com um pouco de dificuldade, e só tenho 2 dias..
    mas valeu vcs foram essenciais pra minha formação de idéia...
    obrigada

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila,
    Fico feliz que meu blog tenha te ajudado... Gostaria até de conversar com você à respeito mas não tenho nenhum contato seu, então se por acaso vc ver esse comentário entre em contato comigo deixando seu email ou algo assim.
    Valeu ^^

    ResponderExcluir
  9. Sensacional o seu texto! Adorei a sua citação de Rousseau. De fato, o comunismo cada vez mais se distancia do mundo real e caminha para o mundo das utopias. Mas embora vivendo dentro desse sistema maldito, devemos sempre através dos nossos mínimos gestos cotidianos nos pautar pela justiça e jamais trairmos nossos valores,ideais e convicções, mesmo que estas sejam intangíveis.

    ResponderExcluir
  10. Em 1989 na Rússia e Europa do Leste o comunismo assassino foi mandado pra o inferno pelos povos escravizados pela Elite Socialista Global!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que está passando na sua cabeça nesse exato momento? Registre aí! ;)